quinta-feira, 29 de maio de 2008

O Cinema na Semana Acadêmica de Comunicação Social da FACITEC



A abertura da Semana Acadêmica de Comunicação Social da FACITEC, que este semestre aborda o tema “Novas Tecnologias da Comunicação", contou com a palestra sobre o Pré-cinema de Muybridge, ministrada pela professora Rafiza Varão. A principio o tema parecia contraditório com a intenção do evento. Mas, logo no inicio, a professora deixou claro o seu objetivo: explicar como as antigas criações foram importantes para a grande evolução da arte cinematográfica atual.

Segundo Rafiza Varão, os efeitos especiais do cinema de hoje representam o progresso da criação do passado, sem elas nada seria possível. As invenções não são superadas, mas melhoradas ao longo do tempo. O inglês Edward James Muggeridge, fotógrafo e investigador, nascido em 1830, foi um dos precursores da sétima arte. Seu trabalho, desconhecido por muitos fãs de cinema, foi crucial nesse processo evolutivo. Ele foi o primeiro a capturar através de fotografias milésimos de segundo, conseguindo assim mostrar a evolução de uma cena, do movimento. Essa descoberta serviu de inspiração até para confecção dos desenhos animados da Disney.

O Cinema foi fruto do trabalho de diversos indivíduos, em diferentes épocas, que ao descobrirem novos processos de captura e reprodução de imagens criaram as bases de lançamento do que conhecemos hoje como a sétima arte. Muybridge foi um desses inventores, é preciso que as pessoas aprendam a valorizar o passado, para compreender o presente e planejar o futuro.

domingo, 25 de maio de 2008

E o prêmio vai para...


O prêmio de melhor atriz do 61º Festival de Cannes foi entregue neste domingo (25). A vencedora foi à brasileira Sandra Corveloni por seu papel no brasileiro "Linha de Passe", dirigido por Walter Salles e Daniela Thomas. Os diretores receberam o prêmio em nome da atriz, que não pôde viajar por problemas de saúde.

Em entrevista para o portal G1 os diretores do filme se mostraram muito surpresos com o prêmio. “Eu fico feliz de premiar uma atriz que estréia no cinema. Sandra vai ficar muito tocada por receber esse prêmio, ainda mais vindo desse júri”, afirmou Salles, referindo-se a um time de jurados que incluía Sean Penn, Natalie Portman, Alfonso Cuaron, Jeanne Balibar e a cineasta iraniana Marjane Satrapi, de "Persepolis", animação vencedora do prêmio do júri na edição passada.

Daniela completou: “Não sei se estão vendo isso no Brasil, mas quero dizer em português: querida, você não esteve aqui conosco, em carne e osso, mas o seu espírito incrível está aqui com a gente”. E, em inglês, completou: "Ela não está aqui porque estava grávida e perdeu o bebê. Não posso dizer o que isso vai significar para ela".

Parabéns aos BRASILEIROS que brilharam em Cannes!